O NOSSO YOGA

O NOSSO YOGA ( Nota introdutória)
B – Yoga surge como uma linha de «Hatha» Yoga dinâmico, cujo background filosófico é o Buddha Dharma ou Budismo como é mais conhecido.
Como é do conhecimento geral a corrente filosófica do Yoga tem as suas raízes no Hinduísmo. Não é que o «Hatha» Yoga que é por aí muitas vezes praticado inclua por completo todas as etapas do caminho; A Via Espiritual.
Por vezes, iniciam-se as aulas com «Preces e Mantras», dos quais pouco ou nada se sabe a seu respeito. Não se deve tomar levianamente «as palavras por sons, sem qualquer consequência». È sempre conveniente saber-se «o que se diz», «porque se diz» e «para que se diz». Os papagaios, apesar de não terem consciência do que dizem, estão presos pela língua, enquanto outros pássaros igualmente bonitos, vagueiam pelo espaço em liberdade. Com esta alegoria pretendo alertar-vos a consciência de que nesta vida, tudo tem um preço, que nem sempre está visível ou é imediato.

Existem actualmente vários critérios para avaliação de um professor de Yoga. Do meu ponto de vista, não é suficiente ter uma boa forma física, retorcer o corpo e ter a vitalidade dos 20 anos.
Para se ser um bom professor é necessário ter alguma experiência da prática do Yoga e sobretudo uma boa técnica de transmissão desse mesmo conhecimento.
O corpo e a Mente são tudo o que temos. São na verdade a nossa única posse e por isso há que cuidar deles. Um conhecimento profundo dos mecanismos físicos e mentais são essenciais para alguém que ministra esta disciplina.
O Yoga actualmente é muitas vezes procurado como uma forma de manutenção física e psíquica. Esta moderna apetência por técnicas milenares de aperfeiçoamento é perfeitamente legítima nesta sociedade de consumo rápido.
A necessidade de equilíbrio é cada vez mais frequente.
Com isto não pretendo afirmar, que se deve praticar o Yoga, do mesmo modo, que se pratica por exemplo o «Step». Não, pelo contrário, creio que quem vem para o Yoga, deve pretender melhorar a sua força muscular, o desempenho físico ou flexibilidade, o equilíbrio e a concentração. Estes são alguns dos aspectos fundamentais para quem vem apenas para melhorar a sua saúde.

O Yoga para além da vertente Espiritual possui também uma extensa vertente de saúde, aplicável no nosso dia a dia.
Existem «asanas» ou posturas, de correcção postural, de alinhamento vertebral, de combate à atrofia muscular e «pranayama» ou exercícios respiratórios que ajudam a desbloquear os pulmões e o «prana» ou energia, que está estagnada por todo o corpo. O Yoga é um vasto «Mundo» e nem sempre conhecido.
Até aqui tenho estado a falar de «Hatha» Yoga ou do Yoga físico, tal qual o conhecemos e como é mais divulgado.
Porém existem vários tipos de Yoga, tais como; O «Bhakti» Yoga ou a prática da Devoção, o «Karma» Yoga ou prática do trabalho, o «Gyana» Yoga a prática da sabedoria, o «Raja» Yoga, entre tantos outros por enumerar.